Translate

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O QUE É INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

É o nome que se dá aos sintomas desagradáveis que uma pessoa experimenta depois de ingerir alimentos contaminados por certas bactérias nocivas. Contraindo a crença popular de que alimentos deteriorados costumam provocar intoxicação alimentar, as bactérias que deterioram os alimentos não são a causa mais comum deste distúrbio. Na realidade, esse tipo de intoxicação é muito raro porque, em geral, as pessoas não chegam a ingerir um alimento que está notoriamente estragado. Muito pelo contrário, a comida contaminada que realmente provoca a intoxicação quase sempre tem a aparência, cheiro e gosto normais.

Crescimento de Microrganismos

Em 7 horas, uma única bactéria se transforma em mais de 4 milhões de bactérias.

TIPOS DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Em geral, a intoxicação alimentar é provocada por três tipos de bactérias: Salmonella, Clostridium e Staphylococcus aureus. Cada uma delas se desenvolve num determinado tipo de alimento, necessitando de certas condições especiais para poderem se multiplicar, produzindo um conjunto diferente de sintomas.

TIPO DE INTOXICAÇÃO POUCO FREQÜENTE

Uma forma muito grave, embora extremamente rara de intoxicação alimentar é o botulismo, uma doença causada por uma bactéria do gênero Clostridium. Em vez de atacar o intestino, como outros tipos de intoxicação alimentar, o botulismo ataca o sistema nervoso e requer um tratamento totalmente diferente. O paciente com botulismo precisa ser internado, onde é submetido a um tratamento intensivo.

Sobrevivência das Bactérias

Toxinas: substâncias que certos microrganismos liberam em condições ótimas tempo x temperatura

http://www.fmu.br/site/tecnologo/ler.asp?dir=gastronomia&pg=higiene

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz é o que realmente importa. (Madre Teresa De Calcutá.)

Supere seus limites

Ola! A covida-19 tem ditado novos comportamentos. Vivemos num tempo especial, onde devemos nos cuidar, para fazer um bem maior. Proteja quem...

Visite!

Saindo um cafezinho fresquinho!
Vamos conversar!

Rose Art Fibra - Crochê e Bordado

LOJA VIRTUAL - FRETE COM DESCONTO!